terça-feira, 26 de março de 2013

Palácio do Congresso Nacional - Brasília

Denis do blog Postais e Selos, enviou-me este postal do Congresso Nacional de Brasília no Brasil. Gostei especialmente deste postal por ser de uma obra de Oscar Niemeyer, um dos meus arquitetos preferidos.


Palácio do Congresso Nacional é o nome não oficial do Palácio Nereu Ramos. Inaugurado em 1960, foi projetado por Oscar Niemeyer para abrigar o Congresso Nacional do Brasil. É um dos três edifícios monumentais que definem a Praça dos Três Poderes, sendo os demais o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, também de sua autoria. É considerado como o maior símbolo da capital do Brasil, além de referido frequentemente como o ícone do próprio país, no exterior.

Sobre um bloco-plataforma horizontal encontram-se dispostos uma semiesfera à esquerda (assento do Senado), um hemisfério à direita (assento da Câmara dos deputados) e, entre ambas, duas torres gêmeas de escritórios, que se elevam a cem metros de altura. O congresso ocupa também outros edifícios vizinhos, alguns deles interconectados por um túnel.

O edifício é implantado em continuidade ao eixo monumental, a principal avenida da capital brasileira, conforme concebido por Lúcio Costa. À sua frente encontra-se um grande gramado, usado pela população como palco de passeatas, protestos e outras manifestações públicas. Na parte posterior do edifício encontra-se a Praça dos Três Poderes.

1 comentário:

  1. Adorei saber..
    me ajudou mt no meu trabalho..
    obgda bjss

    ResponderEliminar